Tudo o que você precisa saber sobre a escolha do seu vestido ideal



Não é segredo que o vestido da noiva é uma das tradições mais unânimes no universo do casamento. Das mulheres mais tradicionais, até as mais descoladas, há algum tempo o vestido branco (ou em suas variações de off white), reina absoluto na preferência das noivas.

Você já se pergunto o porquê da cor do vestido branco? A história explica!

Alguns pesquisadores dizem que não há consenso sobre a origem dessa tradição, mas que ela é atribuída a três rainhas diferentes.

No século XVI, Mary Stuart, da Escócia, aderiu a essa cor para homenagear a família Guise, de sua mãe, cujo brasão era branco. Já no século XVII, a Rainha Maria de Médici, da França, causou um rebuliço na Corte ao ser a primeira mulher que decidiu se casar com um traje branco, detalhes em dourado e belo decote quadrado. Muita ousadia, já que para a época a estética religiosa vigente indicava o uso de cores escuras e vestidos fechados até o pescoço.

E, a história mais conhecida e a que nós mais gostamos, aconteceu no século XIX. A Rainha da Inglaterra, Vitória, foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e isso talvez tenha transformado o vestido branco em um símbolo tão forte e romântico.

Mas, independente da origem do vestido branco, o momento da escolha é, sem dúvida, uma das maiores prioridades e anseios das noivas.


Por onde eu começo? Qual a tendência? Alugo, compro ou faço sob medida? Algumas dessas perguntas não saem da cabeça!


Quem manda agora é a personalidade! A ordem é que o vestido tenha o estilo da noiva e revele um pouco de suas preferências pessoais e da sua personalidade. Moderna, elegante, clássica ou boho, há espaço para todas!

Nós, mulheres, somos diferentes umas das outras, temos anseios e expectativas distintas. É isso que faz o mundo ser do jeito que é! Mas já que você, noiva, vai ser o centro das atenções e ter centenas ou milhares de fotos tiradas de todos os ângulos imagináveis e inimagináveis é melhor assumir o controle da coisa.


Para começar esse processo tão gostoso, temos que levar em consideração algumas informações:


1 - Estilo do casamento

Vestido Camila Machado - Lascivité

O horário e local da cerimônia são informações importantes para que o estilo do vestido não destoe do restante do evento!

  • Vai casar numa igreja tradicional e no período noturno? Procure vestidos mais volumosos, abuse das pedras e brilho!

  • Vai casar na praia, pé na areia? Busque tecidos mais leves e fluidos!

  • Já uma cerimônia no campo, pede um vestido mais delicado!

2 - Entenda seu corpo, seu estilo e seu gosto

Experimentar vestido não é uma tarefa fácil! Leve em consideração modelos que você já sabe que lhe cai bem!

  • Se você não tem o hábito de usar vestidos tomara que caia, pouco provável que se sinta confortável com esse modelo no dia do seu casamento!


3 - Inspirações

A tão sonhada pastinha de inspirações pode ser a salvação ou uma grande cilada! É um excelente guia e auxilia muitas vezes a assessora/loja/estilista a saber um pouco mais sobre você! Mas, ATENÇÃO, não coloquem todas as expectativas nas imagens encontradas no Pinterest e no Instagram!

  • Mente Aberta é a palavra de ordem, pois nem sempre o vestido idealizado e que está salvo lá na pastinha é o modelo mais adequado ao seu corpo!


4 – Antecedência

Algumas noivas levam mais tempo que outras! Você tem que escolher o vestido e não o contrário!

  • Se você tiver a intenção de mandar fazer o vestido o ideal é iniciar a busca cerca de 10 a 12 meses antes!

  • O processo de escolha em lojas deve começar por volta de 8 meses antes do casamento.

  • É importante que você encontre um vestido que se ajuste as suas medidas atuais. Ainda assim, lembre-se sempre de que é mais fácil diminuir um vestido do que aumentá-lo!

Vestido Rafael Garroni

5 – Levo reforço? Quem?


Mãe? Sogra? Tia? Prima? Cunhada? Amiga e Madrinha? A vontade é levar todas elas!! É um momento muito gostoso para se compartilhar, mas lembre-se, muitas opiniões podem te confundir!

  • É importante que você leve pessoas que conheçam seu estilo e estejam dispostas a te ajudar!


6 - Budget

Quando falamos em budget, temos que pensar no valor total que queremos investir naquele item! É sempre bom informar ao local que você está indo qual é esse valor. Assim, você evita de se apaixonar por um vestido que está acima do que você quer pagar!

  • Os valores dos vestidos variam muito, mas têm perfil para todo gostos e bolsos.

  • Não invista 100% desse dinheiro somente com o vestido. O ideal é deixar uma margem para os ajustes, e lavanderia, por exemplo!

  • Lembre-se que ainda tem que escolher o sapato e os acessórios. E isso é tema de outro bate papo!


7 - Contrato

É muito importante que a compra do vestido de noiva seja finalizada com um contrato. Antes de efetuar qualquer parte do pagamento, leia todas as informações com atenção e verifique os pontos importantes. Se você contratou uma empresa de assessoria de casamento, peça ajuda para ela. Revise toda a descrição do vestido: modelo, cor, tamanho, data de entrega, data das provas, taxa estimada para futuros ajustes e/ou danos na peça e política de cancelamento, desta forma você fica judicialmente protegida.


Então curta esse momento de escolha do vestido de noiva e um excelente casamento!

Vestido Nova Noiva Moema

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square